Você já ouviu falar na salada de pote?

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Quem passa o dia inteiro fora de casa sabe como é sofrido acondicionar uma comida saudável para levar para o trabalho, escola e faculdade. A fragilidade dos vegetais folhosos aliada aos legumes altamente perecíveis impede muitas opções, a não ser o bom e velho tupperware – que não é lá muito prático (ou glamouroso) de carregar de um lado para o outro. A tendência no exterior, chegando agora no Brasil, resolve esses dois problemas com uma cajadada só: a salada no pote preserva o frescor da receita e coloca-a sob uma perspectiva diferente, e por que não, charmosa?

É uma maneira de facilitar a nossa vida saudável que às vezes é bem corrida, né! A ideia é preparar de uma vez as saladas que serão consumidas durante a semana, deixando o dia a dia mais prático. 

O legal e mais bonito é usar pote de vidro, mas é importante que eles fique bem fechados para melhor conservação. Sabe aqueles potes grandes de conserva? São ótimos para isso e a gente ainda recicla. Na hora de comer, é só virar no prato ou comer no pote mesmo.

A ordem dos ingredientes vai fazer a diferença também na durabilidade da salada, por isso devemos escolher os alimentos mais pesados e duráveis e colocar na camada de baixo.

Como montar a salada de pote:

O passo a passo é mais simples do que se imagina.

* Em camadas, iniciando de baixo para cima, coloca-se primeiramente o molho, em seguida ingredientes “pesados” (fisicamente falando) para suportar o molho, como rabanetes, cenouras, cebolas, feijões; depois pode-se repetir esta camada com outros itens pesados a exemplo de tomates; e finaliza-se com ingredientes leves como folhas verdes, frutas ou grãos.

* O número de ingredientes e o tamanho do pote é subjetivo, variando de acordo com a necessidade nutricional de cada um.

* Use ingredientes bem novinhos e frescos para montar as saladas, já que elas ficarão armazenadas durante a semana.

* O ideal é esterilizar o pote de vidro e a tampa para não ocorrer contaminação.

* Depois que você montar sua salada de pote, a validade será de 3 dias (na geladeira).

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Sugestão de ingredientes:

  • Legumes variados: cenoura, pepino, aspargos (cru), rabanete
  • Molho de salada de sua preferência. Ex: azeite com ervas aromáticas
  • Verduras variadas: alface, espinafre (cru), folhas de escarola, folhas de hortelã, rúcula, agrião
  • Grãos: de quinua, grão de bico, cevadinha (nesse caso, todos cozidos)
  • Fruta: tomate cereja, uva passa, manga, kiwi, todos em consistência firme
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