Sandália Clarita | Original x Inspired

clarita-sandalia-3

Se você estiver em busca de uma sandália nova, daquelas bem curingas (básicas e que combinam com tudo), estilosa e que está super em alta te sugiro ir atrás do modelo Clarita (se estiver com grana pra gastar) ou do modelo Romantic (se estiver mais na pindaíba igual a maioria dos brasileiros rsrs). Mas olha, não estou falando de dois modelos diferentes, não! Estou falando de dois modelos super parecidos e olha: criados pela mesma pessoa!

Quando fui pesquisar sobre o modelo Clarita me lembrei de uma descoberta que fiz quando era adolescente. Na época eu a-ma-va Melissa e descobri que a dona da Melissa era a Grendene, que também era dona de Grendha, Zaxy e outras várias marcas que ‘copiavam’ a Melissa. Esse mundo dos negócios é mesmo incrivel: eles criam um produto e fazer um marketing danado pra vendê-lo como caro e bom, mas fazem também uma versão ‘cópia’ ou se preferirem ‘inspired’ para vender a um outro público. Assim, a empresa ganha dimdim de quem pode comprar mais caro e também de quem só pode comprar do mais barato. Isso pra não entrar numa discussão social e antropológica sobre os hábitos de consumo das pessoas de sociedades capitalistas. Só pincelando por alto mesmo, pra gente ver como as empresas funcionam nessa nossa lógica de consumo.

Enfim, contei essa história da Grendene pra falar sobre esse modelo Clarita da marca Alexandre Birman. O modelo foi lançado em 2015 e está bombando tanto no Brasil quanto no exterior. Ponto para o Brasil que tem um designer de sapatos despontando entre tantos famosos internacionais. A sandália é linda e confesso que depois desse post fiquei desejando uma de cada cor. Como eu disse no início é um modelo curinga, e ao mesmo tempo bem estiloso.

clarita-sandalia-4Processed with MOLDIV

Mas meu falatório todo vem agora. Alexandre Birman é uma marca do designer Alexandre Birman que também é dono da Schutz e da Arezzo. Mas olha, quero deixar bem claro que não é nem um pouco errado uma empresa ser dona de várias marcas e muito menos estou aqui querendo falar que eles estão errados. Nada disso! Acho mesmo é muito interessante eles terem várias marcas para atingir públicos diferentes. O que eu quero colocar é que nós consumidores sabendo disso temos condição de fazer uma compra mais verdadeira. E cá pra nós, no caso Birman entre a própria Alexandre Birman, Arezzo e Schutz nenhuma das 3 trabalha com materiais de baixa qualidade, ou são marcas ruins. Ao meu ver Arezzo e Schutz têm o mesmo nível de qualidade, o que varia muito de uma pra outra é estilo. Já Alexandre Birman, não posso falar nada pois nunca usei nenhum sapato da marca (o que presumo é que pelo preço eles utilizam materiais tops).

Agora o grande X da questão, enquanto o modelo Clarita de Alexandre Birman custa em média R$ 1.340,00 o modelo Romantic da Arezzo custa em média R$ 260,00. E olha que a diferença entre as duas é muito pequena.

IMG_7289

Viram só? A diferença maior está no salto. No mais é bem parecida. Fiquei louca pra comprar, mas com certeza eu iria na Arezzo ($$$$$$). Ahhh, isso porque até agora só a Arezzo lançou… Não demora muito e tem Vizzano, Uza, Luiza Barcelos e vááárias outras marcas lançando os “inspireds” que na verdade são “copieds” rsrs.

Comentários

comentários

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *