Porque parei de tomar Biotin?

Quem me segue no instagram provavelmente sabe o que é o Biotin, tomo  há muito tempo (mais de 1 ano) e sou apaixonada nos resultados que ele me dá. Na verdade era, rs.

A Biotina, também conhecida como vitamina B8, é uma vitamina essencial, que atua na formação da pele, unhas e cabelo. Nosso corpo já produz a biotina, porém quem deseja aumentar sua disponibilidade no organismo encontra no mercado o suplemento de biotina, o biotin.

No Brasil encontramos Biotin em cápsulas com dosagens geralmente de 30 a 50 mcg (microgramas), porém no exterior encontramos até com 10.000 mcg cada cápsula – uma super dosagem se comparado ao Brasil, né?

Voltando à minha relação com o biotin, comecei a tomar as cápsulas de 2 mil mcg (vindas dos USA) e percebi que ajudava muuuuito no crescimento do meu cabelo, mas muito mesmo. Sem suplementação meu cabelo sempre teve muita dificuldade pra crescer e eu que amo cabelo longo passei e enxergar nessas cápsulas a chave do sucesso.

Viajei de lua de mel e lá dei a louca e comprei várias embalagens de Biotin, várias mesmo hahaha (de 1 mil, 2 mil e 5 mil mcg). Eu queria virar rapunzel, né? Ahhh, associado a isso eu estava com meu cabelo mega danificado por processos químicos, então a melhor solução era ele ir crescendo e eu cortando, mais um ponto pro Biotin que ia me ajudar nisso.

Tempos depois meu tio vinha dos USA e eu encomendei mais 3 embalagens de Biotin, dessa vez 10.000 mcg e 200 cápsulas cada potinho – isso tava virando um vício, fala sério.

E tudo que vira vício, vira um problema…

Em dezembro de 2018 eu fui ao ginecologista fazer exames de rotina o médico detectou um alteração na minha função função tiroidiana e me encaminhou a um endocrinologista. Acabei deixando pra depois e só agora que terminei a faculdade procurei uma endócrino. Levei meus exames anteriores e quando ela me perguntou sobre medicamentos ou substâncias que eu fazia uso falei sobre o biotin e na hora acendeu a luz da minha médica.

Ela me explicou que minha alteração da função tiroidiana poderia ter relação com o uso contínuo do biotin, principalmente porque eu fazia uso de uma super dosagem e há bastante tempo. Falou que estudos recentes apontam que pode haver essa alteração e o paciente não apresentar os sintomas comuns nem do hipo nem do hipertiroidismo.

Acontece que distúrbios da tireoide são patologias graves e que interferem muito na nossa saúde. Eles ocorrem quando essa glândula pára de funcionar corretamente, podendo produzir mais ou menos hormônios do que o normal. Os hormônios controlam tudo no nosso corpo então é essencial que nosso corpo os produza em níveis adequados.

No meu caso ainda estamos investigando se é realmente o biotin o responsável por essa alteração. A endocrinologista me recomendou suspender o uso do biotin por 6 semanas e depois refazer os exames para começarmos a analisar os níveis. Depois disso é que poderei falar com certeza da causa. Em mim a alteração foi para hipertiroidismo, porém sem nenhum sintoma do distúrbio.

Achei importante falar sobre isso aqui, uma vez que eu conhecia apenas os benefícios da vitamina e falei deles pra muita gente. Então, caso você faça uso contínuo e em super dosagem como eu fazia, recomendo que faça exames regularmente para garantir que está tudo bem com sua saúde e que no seu caso está tudo bem manter o biotin.

Comentários

comentários

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *