Mesa posta: Páscoa

Já estamos no período da Quaresma e daqui a pouco chega a Semana Santa. O domingo de Páscoa é dia de festa, data em que nós católicos comemoramos a ressurreição de Jesus Cristo. Temos a tradição do almoço em família para celebrar a Páscoa e torço para que este ano não seja diferente.

Estamos em meio à pandemia do Coronavirus e com expectativas de ficarmos confinados em casa nas próximas semanas, evitando contato direto com outras pessoas e até mesmo reunir a família em datas tão importantes como essa. Apesar de as notícias e orientações serem sempre no sentido de isolamento quero pensar positivo e torcer para que isso seja controlado logo e em breve possamos voltar às nossas rotinas normais.

Trago aqui fotos de uma mesa posta especial de Páscoa que a Fê Cordeiro montou em minha casa no ano passado. Pensei em trazer esse post como inspiração neste momento em que estamos ficando mais em casa e talvez até quem não tem o hábito da mesa posta se anime e se permita o ócio criativo rs.

Eu sou suspeita para falar, pois desde que me casei passei a amar este universo que prepara com tanto zelo e carinho a mesa para as refeições. Acho que deixa os momentos em que vamos nos alimentar muito mais prazerosos. Já que vamos ficar ‘presos’ em casa que tal passar o tempo usando a criatividade na hora de montar a mesa?

Deixa eu contar então a história dessa mesa de Páscoa… quem montou foi a Fê Cordeiro (@fecordeirooficial que é mentora de mesa posta), a Fê foi até a minha casa ano passado (ainda em Valadares) e montou essa mesa linda! Na época fizemos vários posts no instagram e até um IGTV apresentando a mesa, você pode assistir clicando aqui.

Nossa ideia era fugir das inspirações com coelhinhos, cenouras, ovos de páscoa… Eu já tinha visto mesas lindas com esses temas, por isso pensamos em fazer algo diferente e como a Fê e eu somos cristãs achamos mais legal ainda buscar itens que nos remetessem ao real sentido da Páscoa: Jesus Cristo.

Usamos alguns itens da loja Dtudo, que nos emprestou para as fotos, alguns itens que a fê levou, itens meus (essa taça mesmo é minha e  uma das minhas paixões rsrs) e outras peças que a Fê foi vendo na hora lá em casa e usou para incrementar.

  • Vamos aos itens para quem quiser fazer algo semelhante:

Jogo americano: a Fê levou esse jogo que ela mesmo fez, ele é de papel e ela cortou no formato costela de Adão.

Fundo do prato: vocês não vão acreditar, porque eu na hora também não acreditei rs, precisei pegar pra conferir. A Fê imprimiu esse “Feliz Páscoa” do tamanho do fundo do prato e colocou, ficou demais, né? Facinho de fazer e podemos fazer um diferente em diversas ocasiões usando o mesmo prato, vai sempre parecer uma louça diferente.

Ramos de trigo seco (no porta guardanapo): o trigo representa o pão que jesus ofereceu na última ceia (o vinho irá nas taças).

Velas: para lembrar o Círio Pascal que é uma grande vela que se acende na igreja, no sábado de aleluia. Significa que “Cristo é a Luz dos Povos”. Nesta vela, estão gravadas as letras do alfabeto grego”alfa” e “ômega”, que quer dizer: “Deus é princípio e fim.” Os algarismos do ano também são gravados no Círio Pascal. O Círio Pascal simboliza o Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o nosso caminho.

Já expliquei um pouco, mas acho que na verdade o que pode inspirar vocês são as fotos. Vamos a elas!

Comentários

comentários

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *