Goji Berry: Superalimento

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Consumida pelos orientais há milhares de anos, o goji berry ainda é novidade no país, mas vem conquistando cada vez mais espaço no cardápio dos brasileiros.  Originária do sul da Ásia – China, Tibete e Índia -, a fruta é a sensação do momento nas dietas e destaca-se também por suas propriedades benéficas à saúde.

Rica em variedade de aminoácidos, vitaminas, minerais, ácidos graxos insaturados, antioxidantes e polissacarídeos, o goji berry agrada à primeira vista por ser pouco calórica. Uma colher de sopa da fruta possui cerca de 50 calorias. Contudo, seus benefícios vão muito além da balança.

Para termos uma ideia, em uma xícara de chá (mais ou menos 100 gramas) de goji berry desidratada há 2500 miligramas de vitamina C. Ou seja, uma quantidade 50 vezes maior que a de uma laranja. Sem contar que também possui grande quantidade das vitaminas B1, B2 e B6. Não é à toa que essa frutinha integra o grupo dos superalimentos (ou superfood), que têm alto valor nutricional.

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Bons motivos para consumirmos a Goji Berry:

  • A Goji Berry é rica em vitaminas C, B1, B2 e B6, o que proporciona vários benefícios para nossa saúde como, por exemplo, a melhora da nossa imunidade;
  • Tem uma ação antioxidante poderosíssima. Ela é super rica em antioxidantes – que nos ajudam a neutralizar os radicais livres, protegendo, assim, as nossas células e reduzindo o risco de doenças do coração e câncer. Sem contar que os antioxidantes ainda ajudam a combater o envelhecimento precoce da nossa pele.
  • Fibras: A Goji Berry também contém fibras – que são ótimas para regular o nosso intestino e para ajudar na diminuição do colesterol ruim. (A fibra precisa de água pra desenvolver a sua função no intestino, por isso beba bastante água!)
  • Ajuda no processo de emagrecimento. Isso porque tem antioxidantes e fibras.
  • Na composição da goji berry também encontramos alguns minerais como ferro, cuja principal função é formar a hemoglobina (glóbulos vermelhos) que é responsável pelo transporte de oxigênio pelo nosso sangue, bem como zinco, que é essencial para nós e que tem como principal função dar suporte no crescimento e na formação de proteínas que estimulam o nosso sistema imunológico.

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Como consumir

Depois de se impressionar com a lista de benefícios, resta saber como consumir essa fruta vermelha tão poderosa. A goji berry pode ser encontrada fresco, seco e em forma de cápsulas (Eu faço o uso dela em cápsula, a que eu uso é da marca Chá Mais).

Para que consiga alcançar seu efeito medicinal, a dosagem diária recomendada é de 15 a 45 gramas, ou 120 ml de seu suco. A fruta pode ser misturada a outras frutas, saladas, sucos e iogurtes.

Como é fonte de energia, a goji berry deve ser ingerida preferencialmente pela manhã e antes de atividades físicas. Se optar pela versão desidratada, é interessante que o consumo da fruta seja juntamente com um líquido pra hidratar as fibras e potencializar os efeitos benéficos.

Por se tratar de uma fruta importada, a versão in natura não é encontrada facilmente. Contudo, é possível achar a goji berry desidratada em lojas e empórios de produtos naturais, e cápsulas com o pó da fruta em farmácias de manipulação ou em loja de produtos naturais. A caixa com 60 comprimidos pode variar de R$ 30 a R$120 e o pacote com 150g da fruta desidratada custa, em média, R$ 40.

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