Ensaio pré-casamento

Tem quem chame de ensaio namoro, pré casamento, pré wedding… No fim tudo é basicamente a mesma coisa: um ensaio dos noivos antes do casamento. Eu e Fabrício fizemos o nosso, foi uma experiência muito gostosa e quero dividir com vocês alguns pontos que foram legais pra gente e que pode valer pra vocês!

O primeiro ponto é: não deixe de fazer! Se você está organizando seu casamento inclua o ensaio nos seus planos, vai ser muito legal ter essas fotos como as últimas do casal antes do casamento e você poderá usar no site do casamento, decoração da festa… Além disso, vocês estarão muito bem arrumados e sendo um fotógrafo profissional as fotos ficarão lindas!

Geralmente os fotógrafos montam pacotes de casamento incluindo este ensaio ou com um valor dele à parte. A sugestão que eu dou é que você faça essas fotos com o mesmo fotógrafo que fará seu casamento. O profissional já vai criar um laço com vocês, conhecer mais da personalidade, estilo e com certeza vai chegar no dia do casamento conhecendo muito mais o que os noivos esperam das fotos do grande dia.

Todas as nossas fotos pré e do casamento foram pela Carolina Faria, uma fotógrafa de Caratinga – MG que é um amor de pessoa. Conseguiu captar exatamente o que eu e Fabrício somos juntos e ficamos babando no trabalho dela.

Quando fazer? Escolha fazer o ensaio próximo da data do casamento, mas nem tanto. Fizemos o nosso com cerca de 3 meses antes e acredito ser o momento ideal. Você já está com as coisas mais importantes do casamento resolvidas e consegue fazer um pouco de tranquilidade – apesar de que se tratando de noiva é difícil ter tranquilidade. Com esse prazo você vai conseguir ter as fotos prontas (já editadas) num prazo legal e ok para usá-las. Fazer bem pertinho pode complicar, pois se houver imprevistos e você tiver que adiar pode acabar ficando impossível fazer antes do casamento.

Eu queria muito ter feito nosso ensaio em Vitória – Es, foi onde Fabrício me pediu em casamento e é uma cidade que amamos. Acontece que estávamos viajando muito no período antes do casamento e tudo que menos queríamos era mais um fim de semana fora de casa, eu estava exausta rs. Pensava na logística de colocar no tudo no carro, levar a equipe de fotografia + cabelo/make, hotel, roupa, procurar locais legais e tudo mais… Ficava cansada só de pensar. Decidimos fazer em Governador Valadares mesmo, com mais calma e sem gerar mais stress.

Eu procurei um lugar bonito e que fosse prático, onde eu pudesse me arrumar com um espelho, sem morrer de calor, num quarto, lugar de sentar, sem a roupa amassar… É que nessa vida de blogueira vocês não fazem ideia dos lugares mais malucos que já troquei de roupa, acreditem: dentro do carro era o mais normal deles rsrs.

Pensei na Pousada da Serra no Pico da Ibituruna, uma pousada linda onde já me hospedei (link aqui) e me apaixonei pelo lugar. Lá a gente paga uma taxa baratinha e tem um quarto com banheiro para colocar as coisas e poder se arrumar. Isso era absolutamente o que eu mais queria! Além disso foi um cenário lindo que nos rendeu fotos que amamos. Ah, e ainda teve lanche pra gente.

Quando for escolher o local das suas fotos (ou locais) pense se você vai ter o que precisa (espelho, tomada – se quiser mudar o cabelo – banheiro…) e se atente para levar o que no local não tiver. Escolher um local que tenha relação com a história do casal fica incrível. Por exemplo, se vocês amam cavalos, um ensaio num haras. Vai por mim, quando o fotógrafo é bom o lugar nem precisa ser tão bonito.

O assunto que eu tive mais dúvidas: Quantos looks levar? Quando eu tiro um dia para fazer fotos pro blog geralmente fotografo algo em torno de 20 a 30 looks e isso é EXAUSTIVO – gasto muuuito tempo trocando de roupa. Quando é um ensaio dos noivos o foco não é a roupa, é o casal! Assim, acredite em mim: quanto menos melhor. Inicialmente em pensava em 10 looks (não contabilizei o trabalho que isso me daria rs), fui conversar com a Carol e ela sugeriu 3 ou 4 looks, no MÁXIMO ESTOURADO 5 (no caso a cada troca de roupa minha Fabrício também trocou). No fim das contas levamos 5 looks pra cada e usamos 4.

E agora, número de looks definidos, como montá-los? O principal é que os looks do casal combinem (estejam alinhados), por exemplo, se você colocar um vestido de festa que ele não coloque uma bermuda, ou se ele colocar um terno que você não vista uma calça jeans. Que estejam vestidos de acordo um com o outro.

Eu vesti em casa as roupas, montei os looks completos (defini brinco, sapato, cinto…) e fotografei. Fabrício fez a mesma coisa. Isso nos ajudou demais a não “perder tempo” no dia, já fomos definidos e na hora não precisava pensar: era só vestir.

Muita gente gosta de plaquinhas com a data do casamento, quadrinhos, balões, corações… são acessórios legais e que podem incrementar as fotos. No nosso caso, eu e Fabrício, nós não gostamos muito e preferimos fazer as fotos sem essas coisas. Preferimos focar em nós dois, sermos nós o ponto principal, mas isso é super questão de gosto. Se você gosta defina com antecedência o que vai querer e se programe para comprar (pegar emprestado) para estar tudo certo no dia.

No meu caso os acessórios que eu providenciei foram essas orquídeas no cabelo, minha cabeleireira fez pra mim com antecedência e no dia estava tudo certo. Eu quis um bouquet e quem fez pra mim foi a equipe de decoração do meu casamento. Eu amei muito e achei que foi um super incremento para as fotos.

Os ensaios ficam muito legais quando são feitos pensando na rotina do casal, coisas que fazem juntos. Por mais que sejam coisas simples se fazem parte da sua rotina vai ser uma delícia registrar. Se vocês amam livros, cozinhar, beber (cerveja, vinho, chopp…), viajar, dirigir… coisas que tenham relação com o casal ficam muito legais quando são incluídas no ensaio.

Ensaio pós-casamento

Eu e Fabrício optamos por não fazer foto pós casamento, não é uma coisa que combina com a gente. Então focamos super em caprichar no ensaio pré-casamento. Caso você queira fazer também o pós pode também aproveitar algumas dessas dicas, mas lembre-se que geralmente o pós é com seu vestido de noiva então pense em locais que combinem com o vestido.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *