Como escolher o pão integral?

como-escolher-o-pao-integral

pão é um alimento muito importante na sua alimentação e deve fazer parte do seu cardápio, já que é fonte de carboidrato, proteína e dependendo da escolha, também fonte de fibras e com propriedades antioxidantes, que podem prevenir doenças.Sempre que você chega na seção dos pães de forma no supermercado encontra uma novidade, não é mesmo? Integral, com aveia, com iogurte, com linhaça, pão preto, de centeio, 7 grãos, 9 grãos e até 12 grãos. Mas qual o melhor para sua saúde?Um bom pão integral, primeiramente deve  ser rico em fibras. Essa é a grande diferença da farinha branca para a integral. Na farinha branca  (também chamada refinada) os grãos de trigo são moídos e ficam bem fininhos, enquanto que na farinha integral os grãos são mais preservados e suas fibras também. Quanto mais refinada a farinha de trigo, menos fibras ela tem.

lanches-rapidos-saudaveis-dia-a-dia-4

Segundo a Anvisa, os ingredientes do alimento aparecem na ordem decrescente de quantidade. Portanto, se procuramos um item realmente integral,  o primeiro ingrediente deve ser a farinha integral (trigo, centeio ou outra). Consequentemente ele terá mais fibras na sua composição.Outros fatores estão relacionados à qualidade do pão, mas não tem a ver com o fato dele ser  integral ou não. A quantidade de sódio e gorduras ruins (saturadas e trans) refletem na sua escolha e quanto menor, melhor.

Mas atenção! Nem sempre as gorduras totais presentes fazem com que o pão seja ruim, pois nele pode haver gorduras boas indispensáveis ao organismo provenientes de oleaginosas como castanhas e também de  sementes, como chia, linhaça, etc. Todas essas informações também valem para bolos e torradas ditas integrais.Exitem inúmeras marcas e tipos de pães no mercado brasileiro, e muitas vezes algumas não são distribuídas nas mesmas regiões que a outras. A escolha do pãozinho de cada dia é pessoal e sempre deve ser relacionada com os nutrientes, gosto e necessidades diária.

attachment

Benefícios de alguns ingredientes que tornam o tradicional pão de forma mais saudável:

Pão de centeio – O farelo do centeio reduz o risco de câncer, é fonte de fibra insolúvel, que colabora com o bom funcionamento do intestino.

Pão com linhaça – É fonte de ômega-3, poderoso antioxidante e possui uma propriedade chamada lignana, que está relacionada com um melhor controle dos sintomas da TPM, além de ajudar no equilíbrio hormonal feminino.

Pão com aveia – Na aveia você encontra uma substância chamada beta-glucana, que ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue, e também colabora com o bom trabalho do intestino.

Pão preto – Tem açúcar na composição, por isso os diabéticos devem tomar cuidado. Ele tem essa coloração mais escurinha devido a caramelização do açúcar.

Pão light – Tem redução de 25% de um dos seus componentes, que podem ser calorias ou a quantidade de sal. Verifique na embalagem.

Pão 7, 9 e 12 grãos – Possui grãos variados, de tipos diferentes. O pão de 7 grãos, apesar de ter menor quantidade comparado ao de 9, 12 grãos, a quantidade em si de fibras pode ser maior.

Pão integral – É feito com a farinha integral, fonte de fibras.

É sempre importante ficar atento ao rótulo. Observe a quantidade de sódio, açúcar e calorias. A melhor opção é com a menor quantidade de sódio, sem gordura trans. Um pão com quantidade razoável de fibras são 2 gramas por porção. Variar é a melhor escolha, e sempre procurar o que é melhor para sua saúde!

Facebook: Projeto bem-estar BEM
Instagram: @alineargv
E-mail: alineargv@hotmail.com
Telefone: (33) 3225-2148
 

assinatura-aline copy

Comentários

comentários

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *