Alimentos Funcionais

alimentos-funcionais-o-que-sao-wh

O termo alimentos funcionais se refere aos alimentos que contêm ingredientes ativos que beneficiam o organismo de alguma forma, possuindo assim grande potencial para abrandar a evolução de doenças, promover a saúde, reduzindo como consequência os gastos relacionados à assistência à saúde. Alguns exemplos de alimentos funcionais reconhecidos cientificamente são: o alho, o vinho, a aveia, a soja, a linhaça, o tomate, alguns tipos de chás, entre muitos outros.

De acordo com o Comitê de Alimentos e Nutrição do Instituto de medicina internacional (IOM/FNB), alimentos funcionais são qualquer alimento ou ingrediente que possa proporcionar um benefício à saúde além dos nutrientes tradicionais que ele contêm.

Em geral, os probióticos, prebióticos, fitoesteróis, antioxidantes e as fibras são alimentos funcionais e podem atuar evitando a absorção da gordura e do colesterol, são bons para o intestino e beneficiam a saúde em geral.

Alimentos-Funcionais (1)

Consumo de Alimentos Funcionais:

• É necessário que o consumo destes alimentos seja regular a fim de que seus benefícios sejam alcançados. A indicação fica no maior uso de vegetais, frutas, cereais integrais na alimentação regular, já que grande parte dos componentes ativos estudados se encontra nesses alimentos. Outra dica é substituir em parte o consumo de carne de vaca, embutidos e outros produtos à base de carne vermelha por soja e derivados (especialmente carne de soja e isolados protéicos de soja) ou peixes ricos em ômega 3;

• O consumidor deve também estar atento e procurar saber se o alimento que está comprando (os que são processados pela indústria) teve sua eficácia avaliada por pesquisas científicas.

• Para que os resultados sejam eficazes, é importante que o consumidor siga as instruções na rotulagem, utilizando o produto da forma recomendada pelo seu fabricante;

• Além disso, é importante que todos saibam que esses alimentos somente funcionam quando fazem parte de uma dieta equilibrada, balanceada. Isto quer dizer que se a pessoa estiver utilizando um alimento para o controle do colesterol, ela somente terá resultados positivos, se a ingestão deste estiver associada a uma dieta pobre em gordura saturada e colesterol.

alimentos-funcionais-solucao-para-as-doencas-1-243

Facebook: Projeto bem-estar BEM
Instagram: @alineargv
E-mail: alineargv@hotmail.com
Telefone: (33) 3225-2148
 

assinatura-aline copy

Comentários

comentários

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *