A cor de 2017: Greenery

escala-pantone

Talvez você já tenha visto por ai algumas vezes “Pantone anuncia a cor de 2010, 2011, 2015…” ou qualquer outro ano. Mas você sabe o que é isso? O que é essa tal pantone que anda anunciando a cor de um ano inteiro? Se você ainda não sabe então este post é dedicado a você. Vamos lá, tenho certeza que você vai achar interessante.

Aprendi o que era Pantone quando fiz estágio numa agência de publicidade, designers e publicitários usam muito o nome pantone em criações gráficas. Pantone Inc. é uma empresa sediada em Carlstadt, estado de Nova Jérsei, Estados Unidos. É mundialmente conhecida por seu sistema de cores, largamente utilizado na indústria gráfica. Funciona assim: a Pantone tem uma paleta de cores imensa (não vou dizer de todas as cores possíveis, porque acho bem difícil e não tenho certeza disso), tem vaaaarias tonalidades de verde, azul, amarelo, rosa… E cada cor tem tem código em número. Por exemplo o rosa 13-1520, esse número 13-1520 é a referência desse rosa, então em qualquer lugar do mundo quando alguém disser “usa o rosa 13-1520 da pantone” eles estarão usando exatamente o mesmo tom de rosa.

Mas pra que serve isso? Para padronizar as coisas. Pensa comigo, um anúncio da Coca Cola, por exemplo, precisa ter exatamente o mesmo tom de vermelho no Brasil , na Guatemala, na França e no Japão. Então pelo código do vermelho isso fica muito mais fácil.

Trabalhar com cores é muito mais complexo do que podemos imaginar. Seja na moda, na publicidade, na arquitetura, na pedagogia, na psicologia… Enfim, em muitas áreas profissionais as cores são fundamentais e é por isso que existe tanto estudo acerca delas. Sabia que tem cores que nos fazem perceber que estamos com fome? Acha que o Mc Donalds é vermelho e amarelo a toa? Tem cores que nos trazem seriedade, já observou que a maioria dos cenários e chamadas de jornais televisivos são azuis? Enfim, existe todo um estudo pra isso.

E agora que você já sabe um pouco do que existe por trás da escolha de cores, vamos entrar mais no post. Ano passado a Pantone anunciou que a cor de 2016 seria o Rose Quartz (o tal rosa do código 13-1520). E essa cor foi tão forte ao longo do ano, que talvez mesmo sem perceber a gente desejou essa cor. Vou te mostrar como ela esteve bastante presente:

img_7023Foi em bolsas, óculos, vestido, colcha de cama, panela, flores, sofá… Mesmo sem perceber essa cor esteve muito presente esse ano. E em casamentos então, nem se fala. Perdi a conta de quantos casamentos eu vi em que a noiva pediu todas as madrinhas usando essa cor (e seus subtons), não que isso seja um problema – afinal não há nada de errado nisso – estou apenas querendo te mostrar que sem perceber essa cor que a pantone define como a cor do ano exerce muita influência sobre nós.

img_7018Ah, mas tem outra coisa… A Pantone não escolhe essa cor aleatoriamente. O diretor da marca não acorda e diz: “quero que o 2016 seja a cor do rosa, porque eu amo rosa”. Na disso! É tudo baseado em muito estudo de tendência que a marca faz. Eles estudam isso e dão a cor do ano, como uma direção do que vem por ai.

E pra 2017 a Pantone aposta no Greenery como a cor do ano.

pantone-color-of-the-year-2017-greenery-15-0343Observem o quanto essa cor vai estar presente em 2017. Talvez não nas mesmas coisas que em 2016, mas certamente vamos ver muuuito o Greenery! Em decoração acho que vamos ver muito mesmo, já que é a cor das folhagens, então paisagistas vão orientar seus clientes a optaram por plantas com essa cor de folhas.

Vou colocar algumas fotos que garimpei no pinterest pra vocês terem uma ideia de como a cor será muito usada em 2017:

img_7024 img_7026 img_7028 img_7029 img_7031 img_7032 img_7034 img_7035 img_7036 img_7046

E aí, preparados pra usar muito verde em 2017?

Comentários

comentários

1 Comment

Add Yours

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *