Inspirações da novela “Gabriela”

A novela “Gabriela” ainda nem começou, mas já rolam fotos de divulgação pela internet. A novela vai passar às 23h (juro que até hoje não intendi direito a rede Globo: nesse novo horário uma novela acaba e meses depois é que começa outra… vai entender né?) e tem como personagem principal Gabriela vivida por Juliana Paes. A protagonista será uma retirante e ao menos a princípio seu figurino não tem muita coisa de interessante… Uma roupa velha, suja e surrada, já as outras personagens dão show de estilo. Como a novela se passa nos anos 20 o figurino conta com silhueta tubular livre dos espartilhos. As pernas começam a ser mostradas, assim como o colo.

Foi uma década de prosperidade e liberdade, animada pelo som das jazz-bands e pelo charme das melindrosas, as mulheres modernas da época, que frequentavam os salões e traduziam em seu comportamento e modo de vestir o espírito da também chamada Era do Jazz. A silhueta dos anos 20 era tubular, os vestidos eram mais curtos, leves e elegantes, com braços e costas à mostra. O tecido predominante era a seda. Os novos modelos facilitavam os movimentos frenéticos exigidos pelo charleston – dança vigorosa, com movimentos para os lados a partir dos joelhos. As meias eram em tons de bege, sugerindo pernas nuas. O chapéu, até então acessório obrigatório, ficou restrito ao uso diurno. O modelo mais popular era o “cloche”, enterrado até os olhos, que só podia ser usado com os cabelos curtíssimos, a “la garçonne”, como era chamado. A mulher sensual era aquela sem curvas, sem seios e comquadris pequenos. A atenção estava toda voltada aos tornozelos.

Voltando à novela: Tem muita coisa que vai passar por lá que cai muito bem nos dias de hoje…

Unha meia lua

A atriz Suzana Pires vai viver Glória, uma personagem cheia de charme e feminilidade. O que mais chama a atenção da própria atriz são as unhas “retrô” da morena. “Um detalhe muito importante da época é em relação ao esmalte. A Glória gosta do esmalte vermelho, porque ela não é nada discreta. Mas no arremate junto às cutículas, tem um detalhezinho em formato de meia-lua”, conta Suzana, que está encantada com a novidade. Várias outras personagens também vão usar esse estilo de unha.

Esse estilo de unha é super usado por Dita Von Teese e foi usada por Melina na novela Passione. Dita Von Teese sempre anda com toques dos anos 20, mas a personagem Melina era super moderna e a unha caia muito bem. Lembram? Quem quiser fazer, achei este vídeo no youtube ensinando.

Lábios Vermelhos

A principais características da make up da década de 20 são: a pele bem pálida, blush concentrado nas maçãs, rosto sem contornos, olhos escuros esfumados, boca vermelho carmim em forma de coração, rímel para definir o olhar e sobrancelhas finas e mais retas do que arqueadas. A atriz Bruna Lins Meyer viverá a prostituta Anabela, sempre com os lábios marcados.

Não preciso nem dizer o quanto a cor é clássica e atemporal, vai bem em loiras, morenas, ruivas e negras. É só encontrar o tom ideal para cada tipo de pele.

Maxi Colares

Se atualmente muitas mulheres têm caído de amores por maxi colares no século 20 esse acessório era ainda mais usado. Uma época de  muita ostentação era luxo exibir jóias grandes. As pérolas eram muito usadas, e as mulheres eram bastante vaidosas queriam estar sempre muito bem ornadas. Na novela várias personagens usam… Maria Machadão – vivida por Ivete Sangalo – vai usar muitos brincos e colares enormes. O figurino dela foi nos inspirado no japonismo com suas mangas largas e grandes, que remetem ao poder. A equipe da novelo já adiantou que ela vai ter um “quê” de Coco Chanel. Já Nathália Rodrigues viverá uma prostituta russa que mora no bordel de Maria Machadão. (Como tem prostituta nessa novela hein gente?)

Os maxi colares se modernizaram, mas ainda continuam muito charmosos. Hoje usamo muita bijouteria, mas mesmo assim eles levantam um look mais simples. Vale a pena apostar.

A novela é de época, mas modernizando um pouco conseguimos usar um pouquinho daquilo que as personagens usam em cena. Mesmo acessórios antigos ficam super charmosos, é só tomar cuidado para não ficar caricato.

Comentários

comentários

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *